on_historia

HISTÓRIA

Open in Browser-100

O Oasis News nasceu em formato de blog no mês de janeiro de 2004, através do endereço www.oasisnews.blogger.com.br a partir da falta de espaços que divulgassem a banda Oasis no Brasil, uma vez que grandes sites como a Gas Panic Br, Oasisinet Brasil, The Oasis Brasil e Rock’n’Roll Star haviam encerrado seus bons serviços prestados à banda.

Na época, a ferramenta “blog” estava disseminando como uma nova onda na internet, por se tratar de um modo prático para edição de conteúdo com layouts prontos, sendo uma saída para que não fosse necessária ser montada uma equipe para cuidar de um site.

A proposta inicial do Oasis News sempre foi bem simples: ser um referencial em relação às notícias que envolvessem a banda e seus componentes para os fãs brasileiros.

Através da comum prática viral de divulgação da internet, o blog foi caindo no gosto das pessoas que iam repassando o link para os amigos e para os amigos dos amigos.
Fóruns de discussão e flogs como a OasisBR, que também fazia grande sucesso na época, colaboraram para que o Oasis News conquistasse, em poucos meses, um público fiel.

O FATOR “GLASTONBURY”

Há mais de um ano sem realizar shows, o Oasis marcou uma apresentação especial para o festival Glastonbury, no final de junho de 2004.

Seria o primeiro show oficial do baterista Zak Starkey com a banda, que começava a trabalhar em um novo disco, sucessor do álbum “Heathen Chemistry”, de 2002.

O Oasis News, ainda em formato de blog, fez sua primeira cobertura “em tempo real”. À medida que iam saindo notícias, fotos e arquivos da apresentação, eles eram prontamente postados no blog, fator que gerou um significativo número de visitas, aumentando a demanda de internautas que passaram a conhecer o blog Oasis News.

Para se ter uma noção, entre os dias 08/01/2004 e 25/06/2004 (dia do show do Oasis no Glastonbury), o Oasis News havia conseguido cerca de 17.000 visitas.
Três dias depois, uma segunda-feira, após o encerramento do festival, as visitas já ultrapassavam a casa dos 60.000.

Desde então, o público fiel aumentou ainda mais e as visitas rotativas, especialmente de fãs que vivem fora do Brasil, também tiveram um considerável crescimento.

A prática de se fazer coberturas praticamente em tempo real dos shows, com notícias objetivas e o maior número de informações possíveis passaram a ser uma tônica do Oasis News a partir de então.

A QUEDA DO BLOG E O INÍCIO DO SITE

Na histórica noite de 15/03/2006, enquanto o Oasis fazia seu show no estacionamento do Credicard Hall, em São Paulo, o blog, que era um serviço oferecido e hospedado gratuitamente pela Globo.com, simplesmente saiu do ar. Em comunicado, a Globo.com justificou-se alegando que haviam sido computadas 26.000 visitas em um espaço inferior a três horas, o que, para eles, era considerado uma demanda acima do normal, em se tratando de serviços gratuitos.

Quatro dias mais tarde, surge o www.oasisnews.com.br, que deu seguimento à proposta de focar suas atualizações nas notícias sobre a banda. Novas seções foram criadas ao longo do tempo, com destaque para as parcerias com os fóruns Turn Up The Sun e atualmente o Some Might Say.

As “Oasis News Update” continuam sendo a tônica do site, que nestes quase 12 anos de existência, computando uma média superior a 3.000 visitantes únicos e 15.000 visitas diárias, e mais de 30 milhões de acessos acumulados em 12 anos.

O Oasis News agradece o apoio direto e indireto de todos os Mad Fer It que de alguma forma contribuem para o período ativo do site no ar.

|||